encontro 2025


(disponível a 17 de Setembro às 21h (hora Portugal CET-1)/ 22h (hora do centro da Europa CET) 

LINK PARA INSCRIÇÕES

Sexta-Feira, 28 FEVEREIRO 2025

22H00----22H30: Receção e Boas Vindas

22h30----02h00: Milonga com Dj Gato Milongueiro (PT)

Sábado, 1 MARÇO 2025

10H30----12H30: Palestra com Michael Lavocah (UK) – Osvaldo Pugliese

14H00----18H00: Milonga com Dj Michael Lavocah (UK)

21h00-----01h00: Milonga com Dj Patrícia Santos (PT)

Domingo, 2 MARÇO 2025

11H00----12H30: Palestra com Michael Lavocah (UK) – Pedro Laurenz & Pedro Maffia

14H00----18H00: Milonga com o Dj Silencio (PT)

21h00-----01h00: Milonga com o Dj Fred Romero (ES/FR)

Segunda-feira 3 MARÇO 2025

13h00-----15h00: Almoço

15H00----21H00: Milonga com o Dj Lampis (GR/USA)

MILONGA ADICIONAL

Terça-feira, 4 MARÇO 2025

20h00-----00h00: Milonga com Dj Lua (IT/PT)

Pack Milongas (28 fevereiro a 3 de março): 175€

(Bebidas e snacks incluídos)

Milonga Adicional (4 de março): 20€

Almoço de Despedida: 25€

 

Gato Milongueiro (PT)

É para mim um grande privilégio preparar e gerir a musicalização de uma milonga -no final de contas, tudo se resume a um duro e exigente cuidado por todos os milongueiros presentes na sala de baile.

...y siga el Tango!

 

Michael Lavocah (UK)

Ser DJ é um ato de compartilhar algo que adoro: o tango. O meu objetivo como DJ é construir uma relação de confiança com os bailarinos e poder criar um fluxo coerente e harmonioso do início ao fim da milonga, sem transições abruptas, mas ainda assim oferecendo uma variedade de emoções e cores.

A música que passo varia de acordo com a ocasião. Na ‘A Promotora’ esperem ouvir: D’Agostino; vals antigos de Canaro; Laurenz; D'Arienzo de 1935-1937; qualquer coisa de 1943; Troilo; Di Sarli. Talvez (highlights): os sextetos de Fresedo e Maglio; Demare; Pugliese com Chanel.

Ser convidado para tocar na ‘A Promotora’ é um privilégio. Como sempre, tentarei lembrar-me do conselho que Pugliese recebeu do seu pai: “Observa os pés dos dançarinos”.

Patrícia Santos (PT)

Patrícia é natural da cidade do Porto (Portugal) e descobriu o tango em 1995, sendo que cinco anos mais tarde iniciou a musicalização de milongas, tendo em 2014 , sido DJ no Encontros Milongueiros “A Promotora”. Enquanto milongueira acredita no impacto que a música pode produzir no baile pelo que no papel de musicalizadora tenta dar relevo às orquestras que, no seu entender, permitem manter a pista de baile ordenada e criam um sentimento único de partilha entre milongueiros que naquele espaço e naquele lugar se (re)encontram. É ainda a organizadora do encontro milongueiro Ensueños.

Silencio (PT)

Para mim, Djing é a arte de cuidar do que nos leva a dançar – A música.

Esta tarefa leva a quem o queira fazer bem, a estudar toda a sua vida.

Espero que um Dj de Tango tenha a capacidade de se colocar no lugar de todos os que estão na pista (e na milonga) e, consequentemente, escolher com coerência, foco na pista de dança, inteligência, altruísmo e intuição.

Escolho cuidadosamente cada peça musical, procurando encontrar, dentro das variadas emoções musicais, as que melhor se harmonizam com cada milongueiro.

Partindo do “espírito de cada orquestra típica” e dos participantes, procuro escolher e contribuir para que cada milongueiro presente no espaço da milonga possa viver uma experiência bonita e feliz.

Ser DJ em milongas tradicionais e encontros milongueiros é uma responsabilidade que estimo e respeito. Com milongueiros que valorizam profundamente o abraço e a interpretação da música, a milonga aproxima-se de ser um paraíso.

Fred Romero (ES/FR) 

Fred é uma presença habitual nos encontros milongueiros e há mais de 15 anos que ensina tango milongueiro. Tem um bom conhecimento da pista de dança e das expectativas dos bailarinos.

A sua musicalização é de um registo bem clássico e tradicional é a paixão que dá energia à milonga com uma seleção de cortinas brilhantes e, por vezes, comprometidas.

A excelência das suas seleções musicais leva cada vez mais organizadores europeus a solicitar as suas habilidades.

 

Lampis (GR/USA)

Lampis é fascinado pelo Tango e tenta constantemente expandir o seu entendimento desta complexa forma de arte. Ele acredita fortemente que a música apropriada constitui um fator para um evento de dança emocionalmente gratificante e é exatamente isso que tenta alcançar com a sua seleção musical. Ele foca-se em música tradicional que levem os bailarinos à pista de dança, mantendo-os nela até ao final da milonga. Lampis é um DJ reconhecido que tem musicalizado em grande eventos de costa a costa dos Estados Unidos, bem como na Europa e na Asia.

Lua (IT/PT)

Lua é italiana e vive em Lisboa. Ela descobriu o tango por acaso, em 2004, enquanto caminhava ao longo do Sena, e ficou completamente fascinada por ele.Desde 2011 organiza eventos de tango em Lisboa (“Milonga da Lua”) e leva a sua música a milongas, tertúlias e eventos na Europa e nos Estados Unidos.Para ela, cada milonga é única. Cada tanda conta uma história. Cada tango lhe lembra momentos dançados e vividos. Hoje sua seleção musical reflete os gostos de todas as pessoas que conheceu no tango.

 

 

Associação Promotora de Tango Social
Largo Fontainhas Nº 19 - Alcântara LISBOA

emapromotora@gmail.com, associacaopromotoratangosocial@gmail.com

+351  915131234 / +351 966434469


OPÇÕES PRÓXIMAS DO LOCAL DO ENCONTRO:
- HOTEL VILA GALÉ ÓPERA - 4 ESTRELAS

(800m de distância da PROMOTORA )

Morada: Travessa do Conde da Ponte - 1300 - 141 Lisboa

Telefone: (00351) 213 605 400

www.vilagale.pt

OUTRAS OPÇÕES:

Diversos apartamentos para alojamento local em sites como Airbnb.com nas imediações do evento.

POR FAVOR LEIAM COM ATENÇÃO:

Todos os anos recebemos muito mais inscrições do que a lotação da sala e a identidade do evento nos permitem aceitar e a tarefa de selecionar os participantes para cada edição é tão morosa quanto cuidada. Pretendemos ser justos e, ao mesmo tempo, garantir a todos os participantes, uma experiência especial e estar à altura das vossas expectativas ou, quem sabe, conseguir ultrapassá-las.

As inscrições permanecerão abertas durante, pelo menos, duas horas. Pedimos a todos que leiam com atenção o formulário de inscrição e que o preencham com calma. Não se trata de uma prova de velocidade e não faremos distinção baseada na ordem de entrada das inscrições efetuadas durante este período.

São aceites e bem-vindas inscrições individuais ou a par. As inscrições são tratadas de igual forma, sempre assegurando a paridade entre líderes e followers, com a diferença que, nas inscrições a par, a aceitação de cada elemento condiciona e está condicionada pela aceitação do par. Por este motivo, apenas recomendamos inscrições a par para quem não fizer sentido participar no encontro sem o seu par.

Apenas são aceites inscrições para o pack de milongas de 4 dias. A milonga adicional e a refeição são opcionais e em nada condicionam a aceitação da inscrição.

A milonga adicional não é aberta à comunidade local. Apenas os participantes do Encontro poderão participar nesta milonga. Esta milonga é mais intimista que as restantes milongas e a sala é preparada da mesma forma que a milonga regular A Promotora. Esta milonga existe para aqueles que querem viver ainda mais um pouco o espírito do Encontro A Promotora.

As palestras com Michael Lavocah, incluídas no programa são de livre acesso para os participantes do Encontro. Não é necessária inscrição prévia.

Queremos garantir que todos os participantes conhecem e cumprem os códigos da milonga (dentro e fora da pista), que respeitam todos os participantes, que dançam socialmente, cuidando do grupo e da integração de todos e que estão confortáveis a dançar de abraço fechado e em pouco espaço. Estes são, para nós pontos essenciais que se sobrepõe a qualquer outro critério.

A Promotora não é um encontro fechado para amigos. Os amigos, são importantes e naturalmente bem-vindos, mas procuramos sempre dar a oportunidade a todos de partilhar connosco a intensidade destes dias.

Tentaremos equilibrar o Encontro com novos participantes e com participantes que já estiveram presentes em edições anteriores sem perturbar a identidade do Encontro.

Damos também atenção aos que ficaram em lista de espera nos anos anteriores e tentaremos que alguns, desta vez, possam participar.

Esta foi a forma que encontrámos para que haja transparência na forma de aceitação das inscrições e para que ninguém se sinta magoado. Acreditamos ser a melhor forma para que todos sintam a mesma estima, carinho, consideração e respeito e, ao mesmo tempo, assegurar a todos os participantes um Encontro Milongueiro pleno.

A equipa do Encontro A Promotora,

Na pista de baile

  • A linha imaginária composta pelos vários pares de bailarinos numa mesma fila da pista chama-se linha de baile. Nesta, os bailarinos deslocam-se na direção inversa à dos ponteiros do relógio.

  • Podem existir, de forma paralela, várias linhas de baile (1ªexterior, 2ªexterior, interior). Procuramos dançar numa das linhas, evitando sempre mudar da linha. Se tal acontecer, por alguma perturbação ou por uma linha estar “demasiado cheia”, deve-se assegurar que não se incomoda nenhum outro par.

  • Não mudamos para outra linha de baile durante o decorrer de uma música. 

  • Não há ultrapassagens pois todos fazemos parte da mesma pista que é um lugar de respeito entre todos e não uma corrida

  • Não executamos “passos para trás” ou movimentos no sentido contrário à circulação na pista. O espaço da pista que o par que dança deixa atrás de si é pertença do par que lhe segue na ronda libertou

  • Mantemos a fluidez da pista de baile. Isto quer dizer que podendo avançar não permanecemos sem avançar muito tempo nem pressionamos o par à nossa frente.

  • É responsabilidade de quem lidera cuidar da pessoa com quem dança. Evitamos chocar com outros pares na pista; se tal acontecer mostramos o nosso cuidado pedindo desculpa, independentemente de quem ou do que motivou a colisão.

  • Movimentos de cenário ou espetáculo que promovam que homens ou mulheres levantem os pés do piso e ocupem muito espaço não fazem sentido num local onde o abraço é a essência e sentido do tango milongueiro.

  • Temos cuidado com a posição dos cotovelos procurando que estes estejam voltados para o piso e não se tornem perigosos para os outros participantes.

  • Num Encontro mostramos a nossa capacidade de ser cuidadoso com o nosso par e com os restantes bailarinos. Não mostramos as nossas habilidades de forma exibicionista.

Fora da pista e para convidar para dançar

  • Os convites são feitos por mirada e cabeceo. Isto só é possível se existir contacto visual, à distância, entre os dois elementos do par que se escolhem livre e mutuamente. Só assim podemos estar seguros de que os dois querem dançar juntos a tanda a decorrer.

  • Se a ronda estiver já montada, não atravessamos a pista para ir buscar o par. Circulamos à volta da pista para não incomodar os bailarinos que estão a dançar.

  • Os bailarinos na pista têm prioridade sobre os que estão a querer entrar. Quando entramos na ronda, asseguramo-nos que o leader do par que está a dançar nos cede passagem para entrar. Para tal e antes de entrar na ronda, procuramos estabelecer com ele um contacto visual e esperamos pelo seu sinal.

  • As tandas (sequências de músicas separadas por uma cortina) são compostas por três ou quatro músicas. Entre elas existe a chamada cortina musical. A cortina existe para que as pessoas possam escutar outra orquestra e também para que possam escolher outra pessoa com quem dançar. Não se deve permanecer na pista de baile durante a cortina e no início da tanda pois pode-se bloquear a possibilidade de cabeceo para os restantes participantes.

  • No momento em que termina a tanda, o leader acompanha o follower ao mesmo local onde o convidou para dançar.

  • A milonga é um espaço social. Procuramos dançar com um elevado número de participantes, cuidando do grupo e da integração de todos os participantes.
  • A milonga é um espaço de respeito. Ninguém deverá desrespeitar ou desconsiderar qualquer participante ou elemento do staff, independentemente da sua raça, idade, orientação sexual, preferência no papel de baile, etc.
  • A milonga é um espaço protegido. Não são toleradas atitudes ou comportamentos que ponham em causa a integridade moral ou física dos outros participantes ou elementos da equipa, nem qualquer tipo de assédio moral ou sexual.
  • Todos cuidamos de todos. Qualquer participante que se sinta desrespeitado ou seja testemunha de uma situação deste tipo, deverá comunica-la de imediato a um elemento da organização que tomará as medidas necessárias e adequadas.

Com a inscrição, pedimos-te que te comprometas a cumprir estes códigos. Desta maneira todos poderemos desfrutar verdadeira e completamente das milongas.

 

Palestras com Michael Lavocah (UK)

Osvaldo Pugliese e Pedro Laurenz & Pedro Maffia

Michael Lavocah dá vida ao tango. Um dos maiores especialistas na música da Idade de Ouro do tango, também é um contador de histórias nato. Nos seus seminários liga os milongueiros aos músicos que criaram esta bela música, contando algo das suas histórias e explicando a relação entre as suas vidas e a sua música. As suas apresentações são cativantes, divertidas e informativas.

As palestras serão dadas em inglês.